A cultura do hiperconsumo no século XXI e os sites de redes sociais – usos e apropriações por consumidores e empresas

Tema:
A cultura do hiperconsumo no século XXI e os sites de redes sociais – usos e apropriações por consumidores e empresas
Autor:
Tatiana Lima Alves
Orientador:
Prof. Beatriz Polivanov
Instituição:
UFF
Ano:
2011

 

Resumo

O trabalho faz um estudo sobre o que é cultura de consumo, como ela evoluiu até o estágio do hiperconsumo e a chegada das redes sociais para esse público que acabou por influenciar o consumidor oferecendo a ele maiores possibilidades, acesso a mais informação e mais opções. A sociedade de consumo deixa de consumir a mercadoria por necessidade e passa a adquirí-la por desejo. As redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter, surgem e tornam-se popular entre os indivíduos facilitando e instigando esse desejo de comprar, além de possibilitar o compartilhamento das experiências de outros consumidores. Em meio a esse contexto são criados os sites de compra coletiva que oferecem produtos e serviços com preços bem abaixo do normal que provocam o impulso do consumidor.