A sexualidade infanto-juvenil nos quadrinhos. Um estudo das adaptações à cultura contemporânea em A turma da Mônica jovem

Tema:
 A sexualidade infanto-juvenil nos quadrinhos. Um estudo das adaptações à cultura contemporânea em A turma da Mônica jovem
Autor:
Maíra Parreiras Cândido
Orientador:
Prof. Paula Sibilia
Instituição:
UFF
Ano:
2011

 

Resumo

O presente trabalho examina o universo da sexualidade infanto-juvenil contemporânea através da análise das histórias criadas, a partir de 2008, pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa: A turma da Mônica jovem, considerada uma ―atualização‖ da versão anterior desses quadrinhos, o clássico A turma da Mônica. Com esse objeto no foco, na primeira parte deste estudo são analisadas as alterações sofridas pelo conceito de infância na cultura ocidental, especialmente aquelas promovidas pelas transformações de nossa sociedade no decorrer dos últimos séculos. A segunda parte do trabalho apresenta uma análise das HQs de A turma da Mônica, estabelecendo comparações entre as duas versões: a já tradicional, na qual os personagens são crianças de sete anos de idade, e a mais recente, na qual os mesmos personagens têm quinze anos de idade. E por fim, em um terceiro momento, avalia o comportamento, as ideias e as reações de um grupo de crianças – com idade média de nove anos – em uma aula dedicada à leitura dos gibis. Essa experiência empírica foi idealizada e dirigida pela proponente desta pesquisa, com a intenção de observar a recepção de ambos os tipos de revistas por esse público, particularmente no que tange aos assuntos ligados à sexualidade.