ARTECAMINHANDO

Tema:
ARTECAMINHANDO
Autor:
Ana Maria Gomes Delpomo
Orientador:
Prof. Me. Hélio Carvalho
Instituição:
UFF
Ano:
2013

 

Resumo

Este trabalho monográfico observa o ensino atual da aula de arte dentro do ambiente escolar, para abordar questões como arte e conhecimento. Buscando respostas de como deve ser vista e apreendida à arte por nossas crianças. A multidisciplinaridade ocorre? E de que maneira a arte pode contribuir para o desenvolvimento do sujeito.

No capítulo seguinte, expomos projetos e questões de ações educativas que ocorrem no Museu de Arte Contemporânea [MAC]. Tratando da necessidade de serem criados desafios comunicativos com o público visitante, que não pertence ao mundo da arte. Trazendo para esse público uma modificação no olhar, na percepção, no entendimento e na recepção da obra de arte e de suas manifestações contemporâneas. O capítulo 3 aborda algumas considerações de arte-educação baseado nos pensamentos de Ana Mae Barbosa e outros pesquisadores da área.

Para tentarmos perceber qual nosso cenário atual e quais as modificações que necessitamos fazer, para que a criança se torne um sujeito mais completo dentro dos desafios da contemporaneidade. Nas considerações finais verificamos quais conclusões podemos chegar diante do que expomos, de nossas atuais necessidades e quais mudanças ainda teremos que realizar para que a arte-educação consiga reunir arte e público.