COMÉRCIO DA FAMA: Um panorama histórico sobre o fenômeno da celebridade

Tema:
COMÉRCIO DA FAMA: Um panorama histórico sobre o fenômeno da celebridade
Autor:
Thaiane Dutra Sampaio 
Orientador:
Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella
Instituição:
UFF
Ano:
2013

 

Resumo

A partir da análise de textos produzidos por estudiosos da comunicação e da cultura, esse trabalho tem o intuito de explorar o processo histórico responsável pela popularização do conceito de celebridade. Utilizando discussões sobre a presença de características românticas na sociedade atual, pretendemos compreender o impacto que a figura pública que chamamos de celebridade exerce na sociedade. Suas influências em relação ao gosto e o comportamento do indivíduo contemporâneo, inclusive na forma de se vestir, são alguns dos resultados encontrados. Apesar de não haver um senso comum sobre a forma como este fenômeno contemporâneo surgiu, sua intensa relação com a indústria cultural é inegável. Este estudo tem como objetivo refletir sobre a utilização que esta indústria faz dos conceitos de autenticidade e celebridade no âmbito do cinema e da televisão, sempre relacionando ao consumismo. Também faz parte desta pesquisa o mapeamento referente ao momento histórico que iniciou esse processo, assim como sua ligação com o período romântico. Uma análise sobre a história da sociedade nos leva a crer que as celebridades já existem há alguns séculos, porém, a forma como são “produzidas” tem se modificado. Os discursos envolvendo a autenticidade, desenvolvidos e exemplificados ao longo dos primeiros capítulos, se estendem até as últimas páginas do presente trabalho. Para fins de conclusão desta pesquisa, uma análise sobre a autenticidade e do que se entende por celebridade dentro do universo chamado Big Brother Brasil é exposta ao leitor. Responsável por lançar celebridades a cada edição, o programa é apontado aqui como expressão máxima do “ordinário” e do comum na televisão brasileira. Como resultado, as trajetórias percorridas por Grazi Massafera e Sabrina Sato ilustram uma característica já conhecida deste reality show: trabalhar a imagem dos participantes e lança-los na indústria do entretenimento, seja através de uma carreira temporária ou mais uma duradoura.