O estudo do modelo educacional atual pela perspectiva da diferença

Tema:
O estudo do modelo educacional atual pela perspectiva da diferença
Autor:
Regiane Teresinha da Conceição Barros
Orientador:
Prof. Dr. Latuf Mucci
Instituição:
UFF
Ano:
2009

 

Resumo

O Estudo do Modelo Educacional Atual pela Perspectiva da Filosofia da Diferença é um projeto que busca, através de pesquisa e trabalho de campo, compreender como o ambiente educacional desenvolve seu trabalho com a educação infantil. Não apenas criticar, como suscitar questões e possíveis diretrizes, que visem à criatividade, meios de expressão autônomos, ou seja, dentro das multiplicidades, priorizar desejos, diferenças e aptidões. Acender logo na infância a percepção da importância de saber argumentar, produzir e escolher, possibilitando adultos com espírito crítico e com desejo de participação ativa na sociedade.

Para desenvolver e possibilitar estes ideais serão propostas diretrizes, e principalmente através da inserção de práticas culturais ao trabalho pedagógico, favorecer a conexão de idéias, estímulo a capacidade de intervenção, criação e compreensão. Isto porque as práticas culturais encaminham a formação de gostos, personalidade, percepção, trabalho em equipe, imaginação, observação e raciocínio, proporcionando um novo olhar as disciplinas não mais como locais de absorção, mas sim de reflexão e expressão.