O TagCultural

  • Em comparação a outros países, a cultura no Brasil demorou a ser reconhecida como fator importante e fundamental para o desenvolvimento da população. Como conseqüência, enfrentamos diversas falhas no setor cultural, uma delas é relacionada a produção de conteúdo bibliográfico.  A maioria das pesquisas que são produzidas estão dentro de instituições acadêmicas, e poucas são aquelas que conseguem ultrapassar o campo da própria instituição. Essas ou os autores que se aventuram a lançar um livro com tema na área, veem seu material sendo distribuído de forma heterogênea pelo imenso território brasileiro, concentrando-se nos grandes centros urbanos. Mesmo os materiais que são distribuídos nas grandes metrópoles encontram-se em poucos pontos de venda e com número reduzido de exemplares.

    A utilização da internet como meio de distribuição dessa produção escrita torna possível que o material se torne mais acessível para quem tem interesse e que regiões afastadas dos centros urbanos, onde a produção está concentrada, e em locais onde não há cursos especializados em produção cultural, possam ter acesso ao mesmo conteúdo.

    O site possibilita levar as discussões culturais a todos os que estiverem conectados a internet e se interessarem pelo tema, inserindo-os nessa questão. Além disso, permite a difusão da profissão, das instituições de ensino e seus frutos, aumentando o reconhecimento dos cursos de Produção Cultural e sua importância. Essa possibilidade de reflexão instiga-os a criar novos cursos profissionalizantes em suas regiões.

    A criação do site tem como objetivo se tornar referência para esse tipo de literatura, permitindo ser utilizado como fonte de pesquisa para os estudantes e profissionais da cultura e seus interessados.

    Em suma, o TagCultural Acadêmico se destina a fornecer e distribuir informações sobre a produção cultural, de forma gratuita, para que possam ser utilizadas como fontes de pesquisa e meio de aquisição de conhecimento por estudantes, profissionais da cultura e por pessoas interessadas na área cultural.

    Essas informações estarão acessíveis através: da disponibilização para download gratuito das monografias aprovadas nos cursos de Produção e Gestão Cultural ou outras graduações relacionadas a cultura; através da publicação de artigos acadêmicos da área; e da publicação de conteúdo relacionado ao tema.

    O site é um espaço aberto, independente e colaborativo para a divulgação de trabalhos e transmissão de ideias. O conceito e ideia do TagCultural vão muito além da universidade e por isso todos os conteúdos intelectuais, acadêmicos ou não, produzidos na área da cultura, são importantes para a construção e manutenção deste espaço. O TagCultural Acadêmico só é possível com a colaboração de estudantes, profissionais e pensadores da área.

    Importante

    Todo o material disponibilizado deve ser utilizado como instrumento de pesquisa e não de cópia. O autor tem total direito autoral sobre sua obra. Caso cite o trecho de alguma delas em seu trabalho, favor indicar na referência bibliográfica.

    Reconheça o trabalho acadêmico, dê créditos!
    Toda pesquisa, seja um livro, artigo ou trabalho de conclusão de curso demanda tempo, esforço, estudos e dedicação do autor.
    Coloque as referências bibliográficas na sua pesquisa, além de prestigiar o autor você ainda agrega credibilidade ao seu trabalho.
    Valorize o trabalho do autor, você pode ser um deles!

    Juliana Turano

  • A primeira vez que ouvi sobre a ideia do TagCultural, foi paixão a primeira vista! Era muito fácil identificar um potencial enorme escondido em uma ideia inicial tão simples como distribuir conteúdo. Quando conheci o site, ele ainda era um blog que a Ju lutava para manter atualizado mesmo com a escassez de recursos e tempo. Ela já tinha a visão do que o blog poderia representar e eu soube, assim que ela me contaminou com sua ideias, tudo o que poderíamos fazer com aquilo.

  • Compondo a grade curricular do curso de bacharelado em Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense (UFF) estão as disciplinas obrigatórias de projetos. São 4 delas, em cada uma os alunos desenvolvem um projeto ligado a um tipo de ação cultural:
    Projeto Cultural I – o planejamento de evento
    Projeto Cultural II – o planejamento de um centro cultural
    Projeto Cultural III – a criação de um programa de ação continuada para um grupo social específico
    Projeto Cultural IV – a gestão e implementação de políticas culturais para uma cidade

    O TagCultural vai ter sua ideia embrionaria justamente na disciplina de  Projeto Cultural III em dezembro de 2009. Um dos grupos de trabalho, compostos pelos alunos Carolina Goulart, Felipe Maximiano, Gabriel Ornelas, Mariana Castro, Plínio Chaves e Stefano Pires, utilizou a comunidade de Produção Cultural da UFF como objeto do projeto da disciplina. No plano de metas, foi previsto a implementação de uma biblioteca de cultura dentro do IACS – Instituto de Artes e Comunicação Social, onde o curso de Produção Cultural é sediado.

    A apresentação do trabalho fomentou diversos questionamentos nos alunos da disciplina, principalmente a constatação da real necessidade de mudanças dentro do curso e na profissão e seus impedimentos burocráticos/institucionais de realização. Foi nesse momento de reflexão e vontade de causar mudanças que surge o blog  http://monografiasprocult.wordpress.com/, em dezembro de 2009 criado e implementado pela aluna da época Juliana Turano, disponibilizando as monografias aprovadas do bacharelado em Produção Cultural da UFF para download gratuito, ou seja, a criação de uma biblioteca virtual.

    Para dar início ao blog, as monografias precisavam ser coletadas e isso foi feito no contato com os ex-alunos. Mandava-se e-mail para ex-alunos e professores contando sobre a ideia do site e pedindo a colaboração dos mesmos através do envio das suas monografias. Logo no primeiro mês 5 monografias foram disponibilizadas.

    Pensando no crescimento da ideia e de seu potencial em outubro de 2010, oito meses após seu lançamento, começou-se a busca por pessoas que abraçassem a causa e ajudassem a transformá-lo em um site. Diversas pessoas ajudaram o site de alguma maneira entre elas: Jéssica Carlos com a produção de um material de divulgação e Antonio Fonseca que foi o salvador da parte tecnológica. Em 2011 a primeira versão de site do TagCultural vai ao ar.

    Versão 2011/2012

    Versão 2011/2012

    Nesse mesmo ano, o site é submetido ao colegiado de professores de Produção Cultural da UFF, ganhando seu apoio institucional. Esse passo foi fundamental para geração de conteúdo do site e sua validação, garantindo que todas as monografias defendidas e aprovadas no curso de Bacharelado em Produção Cultural da UFF pudessem ser disponibilizadas pela secretaria para o site, com a autorização do autor. Obrigada aos professores Luiz Augusto Rodrigues e João Domingues por terem acreditado na importância do site e por seu apoio.

    Em 2013 o site se atualizou mais uma vez, ganhou uma nova versão, uma nova identidade visual e parte em busca da realização das novas metas. O site está em fase de crescimento e constante renovação, visando sempre a valorização do profissional de Produção Cultural, a produção acadêmica da área e o fortalecimento da cultura no Brasil.

     

    Juliana Turano

    • Dar suporte para pesquisas e disseminar conhecimentos no campo da cultura.
    • Possibilitar a melhor distribuição dos textos com temáticas culturais em todo território nacional e internacional.
    • Promover a reflexão dos assuntos relacionado a cultura através do conteúdo publicado no site.
    • Aumentar a visibilidade e fortalecer o setor da Produção Cultural do Brasil.
    • Proporcionar o acesso às produções acadêmicas dos cursos que abordem questões relacionadas à cultura, lazer e entretenimento.
    • Disponibilizar um espaço para a publicação do conteúdo intelectual criado pelos alunos e professores das instituições acadêmicas e agentes culturais.
    • Fomentar a produção acadêmica e de referência bibliográfica nessa área específica.
    • Ser referência para pesquisas e divulgação de produção intelectual no campo da cultura.
    • Estimular o reconhecimento da importância da cultura no desenvolvimento do ser humano no ambiente social e pessoal.
    • Fomentar o reconhecimento dos cursos de Produção Cultural e de suas respectivas produções acadêmicas.

     

  •  

    Logo-ProCult      Logo-UFF

     

    Desde de 2011 o TagCultural recebe o apoio institucional do curso de Bacharelado em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense.