Selo de Responsabilidade Cultural. Teoria e Viabilidade

Tema:
Selo de Responsabilidade Cultural. Teoria e Viabilidade
Autor:
Cibele de Cássia Filipini Pontes
Orientador:
Prof. Dr. Luiz Augusto F. Rodrigues
Instituição:
UFF
Ano:
2011

 

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo propor a criação de um Selo Nacional de Responsabilidade Cultural, para agir em todo território nacional reconhecendo e valorizando empresas que incentivam a cultura e exploram do desenvolvimento cultural nacional. Através de estudos detectou-se que a produção cultural atualmente, está nas mãos das empresas patrocinadoras o que acarreta em um empobrecimento sobre o aspecto da diversidade cultural. Haja vista que tais empresas investem em projetos que as tragam mais visibilidade mercadológica, não se importando tanto com a relevância artística e cultural dos projetos incentivados. Para auxiliar a criação do Selo Nacional de Responsabilidade Cultural, tomou-se por base o Selo de Responsabilidade Cultural existente no estado do Ceará, pioneiro desta iniciativa no país, que vem obtendo sucesso desde sua criação, aumentando e diversificando os projetos incentivados. Tão logo se conclui que a criação deste Selo poderá suprir as lacunas deixadas pelo processo de financiamento da cultura nacional, e conseqüentemente incentivará a diversidade cultural, visto que propõem a diversificação de público, tipologia de incentivo, áreas artísticas incentivadas e distribuição regional.